domingo, 13 de junho de 2010

Capítulo onze - A décima primeira noite

Robert está em mais um de seus sonhos terríveis, só que desta vez sonhava com seu professor Bockel correndo atrás dele e em cada esquina surgia mais e mais professores. Foi ai que gritou por socorro e logo o diabo apareceu, levando-o até o quinquagésimo andar de uma galeria.
Logo Robert queria saber o porquê das coisas, o sentido e começa a fazer várias perguntas ao diabo, que começa pelos números que saltam. O diabo explica que temos sempre que estar buscando novas explicações, novos sentidos para as coisas e que para provar, por exemplo que um ponto não pode ser dividido, porque ele não possui extensão, temos apenas que afirmar. Robert começa a compreender que a partir dessas afirmações e pulando sempre adiante se chega em qualquer número.

O diabo contou para Robert a história de Joãozinho da Lua, que teve uma idéia espetacular e a escreveu numa fórmula e pensou que sempre daria certo. Fez vários testes e sempre dava certo, mas um outro velho diabo dos números descobriu, com uma outra fórmula, que Joãozinho havia se enganado. Por isso temos que dar voltas e voltas para provar que estamos certos.
Assim o diabo mostra para Robert vários problemas que os matemáticos estão tentando resolver. Depois de tudo, Robert continuou dormindo e sonhando.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR