domingo, 6 de junho de 2010

Capítulo 8 - A Oitava Noite

Nesse capítulo os amigos de Robert se incluem nesse sonhos com o diabo dos números numa grande confusão. Ninguém esta satisfeito com o lugar onde senta, e começam a explorar todas possibilidades.

Tudo começa bem simples, com duas pessoas mudando de lugar, mais quando mais amigos chegam as coisa ficam mais complexas. Robert anota todas possibilidades experimentadas na lousa, e quando chegam mais amigos Robert pede que parem de se sentar. O diabo dos números dispensa os amigos de Robert e passa a desenrolar um novo conceito.

O diabo pede a Robert que ele multiplique os números da sequinte maneira:

Alunos         Possibilidades

1 ---------- 1
2 ---------- 1x2 = 2
3 ---------- 1x2x3 = 6 
4 ---------- 1x2x3x4 =24

O diabo explica que escrever sempre dessa maneira fica chando então escreve-se 4! quatro bum (fatorial).
Então o diabo dos núemros pergunta como seria onze amigos apertasem as mãos. Robert responde 11! , mas o diabo diz que não. Ele não teve medo de idzer a Robert que ele estava errado, mas fez isso sem o humiliar.
Robert passa então a investigar o porque estava errado, o erro passou a ser usado para encontrar a solução do problema. Robert começou a investigar por conta prórpia, o diabo impos nada (autonomia), o diabo dos números auxilia o seu raciocinio. Concluem então que os aperto des mão seguem o padrão dos números triângulares.

Agora o diabo avança na explicação, e pede que Robert forme trios de diversos modos. Ensina então como utilizar o triângulo dos números para formar trios, quertetor, etc...

- Cada diagonal representa um grupo, de trio, depois quertetos e assim por diante.
 - Cada cubo uma quantidade de pessoas para formar o determinado grupo.
- O numero escrito em cada cubo é o número de possibilidades.

Desse modo, Robert compeende melhor o conceito que o diabo queria lhe mostrar.

 "-Mas isso é que é diabólico na matemática. Tudo dá certo. Está bem, melhor dizermos, quase tudo. Os números primos, você sabe, tem lá seus truques. E, no mais, tem-se tembém que prestar uma atenção danada, se não a gente se perde fácil, fácil. " (pg 161)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR