segunda-feira, 31 de maio de 2010

Capítulo 11 - A décima primeira noite

Robert estava cada dia mais apaixonado e interessado pelos números, e em uma noite turbulenta de sonho com o Prof Bockel o diabo apareceu, livrando-o do assustador prof.
O menino de pijama estava intrigado com algumas coisas aprendidas durante todos os encontros, queria saber muito além de apenas SABER POR SABER, ou saber apenas os truques e não conseguir entender o motivo pelo qual o resultado será sempre o mesmo, queria saber o que há por trás dos números, o sentido de TUDO, resumindo, ele queria PROVAR que tudo aquilo que aprendeu foi realmente verdade.

O diabo muito satisfeito com as indagações do menino, disse que apenas mostrar os números e seus truques são fáceis, porém prová-los que muito difícil, e que até os melhores e mais sábios diabos dos números nunca param de TENTAR conseguir provas daquilo que eles acreditam, e que até mesmo eles, as vezes tropeçam e não conseguem DEMONSTRAR a teoria pensada.

Robert entendeu que até mesmo os mais simples cálculos  como: 1 + 1 = 2, são extremamente difíceis de resolver e demonstrar, que para muitos isso seria quase IMPOSSÍVEL e que é muito difícil comprovar que exista ou não uma solução perfeita.


" Isso, porém, significa apenas que a matemática nunca estará pronta e acabada... Sempre haverá algo por fazer..."



Podemos observar que tudo aquilo que foi passado para Robert em todos os outros capítulos, estimulou um raciocínio lógico, pelo qual ele não quer apenas adquirir o raciocínio e sim construí-lo. Isso é muito importante para as crianças, pois assim elas ganham autonomia para conseguir pensar, calcular e construir raciocínios sozinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR