quinta-feira, 22 de abril de 2010

Capítulo 3 - A terceira noite

Robert finalmente começou a gostar do diabo dos números em seus sonhos, pois, apesar das fúrias do velho de vez em quando, era bem melhor do que ser engolido por um peixe ou despencar cada vez mais fundo por um escorregador sem fim.

Nesta noite, Robert se via em sua cama numa caverna com o diabo dos números avisando que a tarefa do dia seria dividir! Robert, inicialmente, não gostou muito da idéia. Ele não gostava de dividir, pois na conta sempre sobrava algum número. Apesar das dificuldades, Robert entendia um pouco sobre divisão, dizendo inclusive que a divisão era, na verdade, a multiplicação ao contrário, por exemplo: 3x5=15, portanto 15:3=5.

O diabinho também ensina Robert sobre os números primos, e desenha com sua bengala um quadro com os números de 2 a 50. Robert questiona que está faltando o número 1 e o 0, e o diabo lhe explica que estes não são números iguais aos outros, pelo fato de que todos os outros números vieram destes, como foi explicado bem no começo dos sonhos. O diabo pediu para Robert apagar do quadro todos os números pares (com exceção do 2 que é um número primo), números divisíves por 3 (com exceção do próprio 3 que também é um número primo), depois o número 4, e assim por diante até chegar em todos os números primos que somam um total de 15.

"Nos chamou a atenção a maneira  como o diabinho ensinou a achar os números primos atráves do quadro do número 2 ao 50, que somam um total de 15, e são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43 e 47. E também a divisão, que parece ser algo complicado, mas que podemos entender melhor de uma maneira divertida."

1 comentários:

Carmem 25 de abril de 2010 às 12:14  

Monize e Patricia, que bom que os conceitos do livro estão ajudadno na compreensão da matemática, é isso ai!
E os outros capítulos?

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR