quinta-feira, 22 de abril de 2010

Capítulo 2 - A segunda noite

Novamente Robert escorregava em seu sonho, mas desta vez um pau de cebo com um formato de uns e caiu diretamente em um chão musgoso e macio. Viu o diabo dos números sentado em um cogumelo e sentiu incomodado com vários insetos com formato de números rodeando a sua volta.



Robert percebeu que havia um número que estava faltando, o 0 (zero), foi assim que o diabo começou a explicar qual a importância do número 0. Ele não entendia o significado do zero, pois, para ele não valia nada. O diabo então o questionou, por que é assim que se escreve o número 10, explicou que para formar o 10, por exemplo, é necessário dar um "salto", para formar 100 seria necessário dar dois "saltos" e assim por diante, a cada zero um salto a mais. Robert ficou curioso!



Falou sobre o sistema de posicionamento (dezena, centena e milhar), e utiliza o ano de nascimento de Robert para entender melhor.O diabo explicou que para não ficar repetindo os números, podemos elevá-los á potência que desejamos multiplicar, por exemplo, ao invés de escrever 5x5=25, escreveríamos 5²= 25.



Nesse capítulo o diabo explica que o zero é fundamental para dar sequência aos números, e tem um valor diferente para cada posição em que fica. E também facilita para Robert ensinando a potenciação para não ter que repetir os números.






0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR