sábado, 22 de maio de 2010

Capítulo 10 - A décima noite


Nesta noite o cenário é um cinema onde o diabo e Robert tem o controle do que vai acontecer por um notebook.
O diabo pede para que Robert digite os números de Bonatchi, depois para dividi-los sempre o seguindo pelo primeiro. Apareceram números assustadores, insensatos e que oscilavam. O diabo pegou o número 1,618 033 989... E pediu que Robert falasse outros dois números quaisquer, ele disse 17 e 11, Robert somou e deu 28, depois dividiu da mesma forma dos de Bonatchi, e também apareceu 1,618... O diabo disse que esse número sempre apareceria.
Pegou um pentágono, com lados de comprimento 1 quang, dentro desenhou uma estrela, o diabo afirmou que a medida de qualquer linha entre A e B seria 1,618... Até o dia de São Nunca.
Pediu que Robert digitasse esse número e subtraísse por 0, 5, dobrasse o resultado e que o fizesse saltar, a conta deu 5 exato, que eram os cinco lados do pentágono. Desenhou uma estrela dentro da figura, deu nós em todas as pontas que totalizavam em 10, somou as faces (espaços em branco) somando 11 e as linhas 20. O diabo pediu para que Robert usasse a fórmula N+F+L= ? (N: nós; F: faces; L: linhas), e assim fez o garoto, o resultado sempre será um.
Explicou que também daria para fazer com cubos, pirâmides, etc. só que em vez de um sempre dará dois. É só contar os nós, as linhas e as faces e usar a fórmula.


Nesta décima noite vimos que o comprimento das linhas das figuras quando diferentes vai dar 1,618... E que se utilizarmos a fórmula sempre vai dar 1, para pentágonos.
No caso dos cubos, pirâmides... Se usarmos a fórmula dada, sempre vai dar 2.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR