domingo, 25 de abril de 2010

Capítulo 5 - A quinta noite


O diabo dos números havia sumido dos sonhos de Robert e ele estava perdido em um deserto, até que de cima de uma palmeira o diabo chama por Robert, este sobe na palmeira e toma uma água de coco que o diabo lhe deu, ele vai tomando e atirando os cocos na areia, quando olha para baixo vê vários triângulos de cocos no chão.
O diabo começa a explicar o que são os números triangulares e fala que é só somar o primeiro triângulo, mais a quantidade de cocos a mais do segundo, que temos o número de cocos exatos no triangulo:
1+2=3
no terceiro: 3+3=6
no quarto: 6+4=10
no quinto: 10+5=15
no sexto: 15+6=21 e assim sucessivamente.
Depois de um tempo fazendo essas contas percebeu que somando dois números triangulares teria os números que haviam saltado em noites passadas: 2 elevado a 2, 3 elevado a 2, 4 elevado a 2, 5 elevado a 2.
Começou a explicar também os números quadrangulares e tirou alguns cubos do balde de gelo. Era a mesma coisa com os triângulos só que agora em quadrados, os números saltavam, e formavam cubos cada vez maiores.


Nesta quinta noite vimos que utilizando os números triangulares fica mais fácil descobrir números que levaríamos "um século" para fazer as contas.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR