segunda-feira, 26 de abril de 2010

Capítulo 5 - A quinta noite

Robert ficou esperando o Diabo, mas desta vez ñão foi fácil. Lá estava ele de calção, andando sem rumo em um deserto até encontrar o diabo em cima de um palmeira e como estava com sede subui para beber uma água de coco.
Eles começaram a jogos os cocos no chão e quando pararam Robert olhou e viu que se formavam triângulos, foi assim que o diabo começou a explicar sobre os "números triangulares". Cada triângulo que se formava com os cocos iam aumentando de quantidade conforme a ordem, mais ou menos assim:
-O segundo triângulo tinha 3 cocos, no terceiro já tinha 6, no quarto triângulo já tinha 10 cocos, ou seja, a quantidade de cocos que o triângulo anterior tinha, mais o número referente a posição que o triângulo ocupava.
Depois que o diabo pede a Robert para somar os números que eram diferentes aos cocos, dois a dois: 1+3=4, 3+6=9...ou seja, ele descobriu que é a mesma coisa que 2 ao quadrado e 3 ao quadrado.
Robert então compreendeu para que servem os números triângulares e que os números naturais podem ser representados por triângulos equiláteros (todos os lados iguais).
Ele pensou que iria descansar e nadar mas antes disso trabalharam com os numeros quadrangulares. Ele rapdamente os copreendeu, afinal era só contar quantos cubos tem cada lado dos quadrados e fazer o resultado saltar.

1x1=1²=1
2x2=2²=4
3x3=3²=9
4x4=4²=16

"Neste sonho o diabo ensinou que os números triangulares, na verdade, servem para nos auxiliar e não complicar."

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR