segunda-feira, 26 de abril de 2010

Capítulo 4 - A quarta noite

Neste sonho, Robert se encontra em uma praia deserta. Vendo novamente a operação de divisão, o diabo propôs que Robert dividisse 1:3, e o resultado deu 0,33333333333...sendo que o primeiro 3 depois da virgula são décimos, o segundo 3 centésimos, o terceiro são milésimos, e assim por diante.
O diabo pedi para Robert a Robet multiplicá-los por 3, um de cada vez e depois para somá-los todos os números terminados em 9 e assim foram surgindo:
0,9+0,09=0,99+0,999...
Começou a surgir no céu uma corrente de números 9. Robert não aguentava mais de tantos números 9, mas o diabo já falou que só dependia dela, era só Robert admitir que essa corrente de 9 depois do 0 (0,9999..) é a mesma coisa que o número 1.
Robert não aguentava mais os 9 em seu pescoço e admitiu.
A outra novidade que Robert aprendeu é "saltar para trás", ou melhor extrair a raiz. Um bom exemplo foi um de desenho de dois quadrado, sendo que o quadrado vermelho era o dobro do quadrado preto, onde o comprimento do lado do quadrado preto era igual a 1, portando o comprimento do lado do quadrado vermelho é igual a raiz de dois. O resultado de tudo isso é igual o número insesato.
Isso foi muito para Robert, ele já estava exausto afinal amanhã ainda estava . Desta vez o diabo se afastou sem fazer barulho porque ele não queria acordá-lo e Robert ainda pensando viu que ele não era tão mau assim e melhor ainda , ele tinha se esquecido que amanhã era sábado e que podia dormir até mais tarde.

"O diabo como sempre surpreendendo Robert com os números e a matemática. E depois de ensinar a divisão no sonho anterior, mostrou como funciona a dízima periódica, e também a raíz quadrada, sepre dando dicas que ajudam muito."

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR