terça-feira, 6 de abril de 2010

Capítulo 3 - A terceira noite

Nessa terceira noite o sonho ocorre em uma caverna. Isso seria uma ideia proposital? Talvez para dizer o quanto a contagem é antiga, desde aqueles tempos.
A conversa se inicia com a divisão, e Robert levanta uma questão que chateia a todos, o resto. Há contas que não dão exatas, sempre sobra um número no final. A partir daí o Diabo dos Números começa a explicar o motivo, e apresenta os culpados: os números primos. Ele desenha uma tabela com números de 2 ao 50 e diz para Robert que ali existem exatos 15 números primos, e Robert através da divisão, chega ao resultado: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43 e 47. E a lição não se dá apenas com Robert, o Diabo faz com que nós leitores(as) também façamos o exercício.

O Diabo ensina truques que nunca aprendemos, mas que servirão para ensinarmos de forma fácil e descontraída nossos educandos.
Você sabia, que um número par maior que 2, é a soma de dois números primos? Nós não. Seria bem mais fácil aprender com esses truques. E tem outro truque que serve também para números ímpares, pegue qualquer número maior que 5, e o resultado será sempre a soma de três números primos, ainda que ninguém tenha explicação para isso, sempre dá certo.
Como seria divertido ter aprendido dessa forma.


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR