terça-feira, 13 de abril de 2010

Capítulo 3 - A terceira noite

Na terceira noite, Robert é surpreendido ao encontrar o diabo dos números numa caverna sem saída. Lá o diabo "propõe" trabalharem com divisões. Robert não gosta pois com divisão as contas nem sempre são exatas.
O diabo dos números então pergunta quando isso ocorre. - Ele estimula o raciocínio de Robert. Ele responde que não acontece com números pares e com os da tabuada do três. o professor de Robert diz que isso não basta, fala para ele dividir o número 19, Robert lógicamente não consegue e diz que só será posível dividindo ele por 19 ou por zero.
É explicado então que com o zero "não vale" pois todo número multiplicado por zero é zero.Com isso o diabo dos números chega onde desejava, os números primos. - O diabo primeiro ensinou a Robert os conceitos necessários para Roberte entender o assunto. Isso nos mostra que não devemos abordar assuntos novos sem que os alunos tenha o embasamento necessário para entende-lo.

Após isso é explicado que esses números são imprevisíveis e faz uma tabela com os números de 2 a 50 e pede que Robert apague todos os não-primos.- Novamente ele estimula Robert a pensar e resolver o problema. O autor faz o mesmo com o leitos instigando-o a terminar a tabela, em pequenos recados deixados no livro.
Depois quando a dificuldade aumente e os números ficam maiores o diabo dos números ensina alguns conceitos:

-Entre um numeros maior que um, e seu dobro SEMPRE há no mínimo um número primo.
- Um número par maior que dois é a soma de dois números primos.
- Um número impar maior que cinco é a soma de três números primos.

No final do capítulo Robert acaba gostando de trabalhar com os números primos e tem uma ótima noite de sono.
(...) a gente está sempre em apuros quando se trata de números primos.Isso é que é diabólico neles, e o diabólico é divertido não acha? (pg 61 do livro)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR