segunda-feira, 29 de março de 2010

Capítulo 2 - A segunda noite

Mais do que entender as dificuldades dos nossos alunos, um desafio ainda maior é abordar tais dificuldades. Na segunda noite dos sonhos de Robert com aquele diabo maluco, o garoto entende a formação dos números a partir da posição dos algarismo . Uma dificuldade pouquíssima trabalhada, talvez pela própria complexidade, mas que faz toda a diferença no desenvolvimento de raciocínio dos pequenos (e por que não dos grandes também?). O zero, nos seus infinitos significados, confundi. "1 e 0? 1 mais 0 não dá 10. (...) -Ali não está escrito 1 mais 0, mas um 1 e um 0, e isso quer dizer 10."(ENZENSBERGER, p.37)
O zero, quando compreendido, facilita a contagem e simplifica cálculos. Além disso, é ele quem marca, quem finaliza ciclos (dezena, centena, milhar...), inclusive separando opostos como positivos e negativos (-3,-2,-1,0,1,2,3...). Entender os números, na verdade, é o primeiro passo para resolver as operações e, na maioria das vezes, esse é o problema que a escola enfrenta, já que o cumprimento de cronograma, não dá espaço nem tempo para a finalização de raciocínios importantes como esse.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR