sábado, 27 de março de 2010

Capítulo 2 - A segunda noite







Neste segundo capítulo o diabo dos números mostra para Robert qual é o significado do zero e mostra que antigamente eram usados os números romanos o que era muito mais difícil, porque além de serem letras, o que dificulta a leitura, o número ficava muito extenso. 
Robert não entendia o significado do zero, pois para ele não valia nada. O diabo então, começou a explicar que se não fosse o zero, não haveria uma sequência para os números, pois se contássemos a partir dos números negativos, uma hora encontraríamos o zero.
Explicou também que para formar, por exemplo, o 10 é necessário dar um salto, para formar 100 seria necessário dar dois saltos e assim consecutivamente, a cada zero um salto a mais.
Explicou que se multiplicássemos qualquer número que não seja o zero ou o um, por ele mesmo teríamos um número cada vez maior. Falou também que para não ficar repetindo os números, podemos elevá-los á potência que desejamos multiplicar, por exemplo, ao invés de escrever 5x5=25, escreveríamos 5²= 25.


Nesta segunda noite, notamos a evolução dos números, dos algarismos romanos para os atuais. Assim descobrindo o valor do zero.




1 comentários:

Carmem 4 de abril de 2010 às 21:41  

Adorei a reflexão da dupla! A relação com os conteúdos vistos em sala (evolução dos nºs) e a importância do zero!
Profa Carmem

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR