sexta-feira, 26 de março de 2010

Capítulo 1 - A primeira noite

No primeiro capitulo começa a ser contada a história de Robert, um menino que odeia matemática. É atravez disto que o autor desenrola a história. Quando deixar de ter pesadelos Robert passa a sonhar com o diabo dos números. Este começa a explicar a matemática para Robert de um geito diferente. Ele parte do princípio de que tudo começou com o 1. E que todo esse medo de números grandes é bobagem pois ele não passam de :

1+1
1+1+1
1+1+1+1
E assim por diante, e é claro todos os números são infinitos. Tantos os grandes como os pequenos. Ele ensina isso atravéz de frações, de coisas paupáveis e familiares como chicletes e colegas de sala. Isso aproxima Robert da matemática. E o melhor é que ele explica isso usando somente o algarismo 1. Após isto o diabo dos números explica que todos os algarismos surgiram do 1.
1x1=1
11x11=121
111x111=12321
1111x1111=1234321
E assim por diante até formar todos os algarismos de 1 a 9, e com eles podemos formar todos os outros números. Tudo isso é contado com muita criatividade e humor.
Trazendo isso para nos, o que entendi é temos que aprender a proprcionar esse raciocinio de forma compreensível e atraente, e que o fizermos incoretamente podemos causar traumas como o de Robert. Devemos trazer a matemática para o mundo do aluno de forma difertida e interessante.
- Se é tão simples assim conversar sobre matemática, como a gente conversa sobre filmes ou bicicletas, para que um diabo?
- Pois ai é que está meu caro - respondeu o velho - O que há de diabólico nos números é que eles são simples (...) (pg 15 do livro).

1 comentários:

Carmem 4 de abril de 2010 às 21:45  

boa síntese Talita! Gostei das reflexões e do uso de citações! É isso ai!
Profa Carmem

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR