Capítulo 7 - A sétima noite
Nesta noite Robert fica ansioso para ter novos sonhos com o diabo dos números, seu mais novo amigo.
No sonho o garoto auxilia o diabo na construção de uma pirâmide de cubos. Robert muito esperto ao observar tudo aquilo que está a sua frente aplica os conceitos que aprendeu anteriormente, definindo aquilo como um triângulo.
A partir de algumas brincadeiras que o diabinho faz “batendo palmas”, Robert vai redescobrindo os números de Bonatchi e descobrindo o Triângulo de Pascal.
Esta é a pirâmide que Robert construiu juntamente com o diabinho:
Vamos analisar o que eles vão construindo do seguinte modo, escrevemos o nº 1 nos 3 primeiros cubos:
Se tivermos 6 cubos, colocamos no cubo que está embaixo de cada linha a soma dos dois números acima, ex: (1+1 = 2)
E continuamos numerando a pirâmide (2+1 = 3, 6+4 = 10...):
E podemos ir completando, obtendo assim:
Se observarmos com atenção veremos que na 1ª diagonal temos apenas o número 1, na 3ª diagonal temos todos os números triangulares. Podemos compreender como é construído o triângulo, pois dos números triangulares sabemos que:
1 + 2 = 3
3 + 3 = 6
6 + 4 = 10
10 +5 = 15
15 + 6 = 21
Assim acabamos de construir o famoso triângulo de pascal! Agora veremos algumas propriedades desse triângulo... Se pintarmos o triângulo com cores da seguinte forma:
Vamos analisar as escadinhas que tem a mesma cor, que conduzem, da direita, em cima, para baixo, à esquerda, e somarmos tudo o que encontrarmos com a mesma cor, teremos:
Vermelhos: só 1
Laranja: só 1
Azuis: 1 + 1 = 2
Verdes: 2 + 1 = 3
voltando ao vermelho 1+3+1=5
voltando ao Laranja 3+4+1=8
voltando ao azul 1+6+5+1=13
Assim obtemos 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 desta forma o diabinho nos faz recordar os números de Bonatchi.
Para a próxima propriedade vamos apagar alguns números que não interessam, os impares, ficamos com o triângulo só com os números pares:
Vejamos agora muitos triângulos dentro do triângulo. Vamos analisá-los! O triângulo do meio é composto por 6 cubos e o triângulo grande por 28 cubos:
Verificamos também que são os números triangulares pares. Agora se pensarmos, não só, nos pares, mas em todos os números que são divisíveis por 5 obtemos:
É igual! Isto é, verifica-se do mesmo modo que obtemos novamente os números triangulares. Fantástico, não?
Os sonhos de Robert vão ficando cada vez mais complicados não acha? E o divertido disso tudo é que não só ele, mas nós leitores vamos descobrindo o mundo da matemática e seus segredinhos por meio de brincadeiras. É vivendo e aprendendo.







Postar um comentário