terça-feira, 1 de junho de 2010

A NONA NOITE

Desta vez,Robert sonhou que estava de cama,doente, e ao seu lado estava o diabo dos números,prometendo-lhe que seria uma noite tranquila e que teria vindo fazer-lhe apenas uma visita, mas logicamente, os números vieram com ele.
Quando o diabo os chamou,o quarto ficou lotado de números que se posicionaram numa longa fileira de costas para a parede formando então,a primeira série que eram os números comuns.


Assim, o diabinho foi retomando conceitos anteriores e diversas séries continuaram a se formar umas de frente com as outras vestindo camisetas de cores diferentes e lá estavam os números ímpares,depois os primos, os nrºs de Bonatchi, os triangulares e assim sucessivamente.

No início, o diabinho provoca um comparativo entre as duas primeiras séries, justamente para que se perceba que a quantidade dos números comuns é tão infinita quanto a quantidade dos números ímpares.Essa percepção ficou mais evidente quando o diabo pediu para que cada par das duas séries dessem as mãos.

Continuando o raciocínio, o diabinho vai logo acrescentando que, nem sempre os números se comportam assim tão certinhos como soldadinhos uns ao lado dos outros e esse era o primeiro passo para o entendimento das frações que já apareciam desenhadas no teto.

    1               1                1                1             1              1
_____  +   _____  +  ______  +  ______+ ______  +______  ... = 
    2               4                8               16           32            64

Robert rapidamente observou que os números de baixo saltavam e o diabinho já lançava novo desafio perguntando então qual seria o resultado da fração.
Após pensar e observar novamente, o garoto conclui que vai sempre se somando 1/2 e assim os números vão ficando sempre menores até ir chegando pertinho do 1 inteiro.

Sem se dar conta, Robert já estava mergulhado numa viagem ao mundo das frações e fazendo comparações de umas com outras, qual seria a maior e qual seria menor e naturalmente lá estava o seu raciocínio lógico em desenvolvimento, acumulando experiências e retendo conhecimentos.

 É interessante observarmos que para cada resposta do menino, já existe uma nova pergunta,um novo desafio como se fosse um mistério a ser desvendado. 
  

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