segunda-feira, 10 de maio de 2010

Capítulo 8 - A oitava noite


Nesta noite Robert está na escola com seus colegas e o professor do dia é o diabo dos números. Para começar estão na sala Albert e Betina assim tendo duas combinações possíveis: AB  BA, então entra na sala Charlie gerando novas possibilidades de combinações sendo: BCA CBA BAC ABC CAB ACB sendo assim, tendo 6 novas possibilidades.
Assim:
Alunos   Possibilidades
1           1
2           1 x 2 = 2
3           1 x 2 x 3 = 6
4           1 x 2 x 3 x 4= 24
Mas como sempre o diabo não se sente satisfeito com o simples e começam a chegar mais e mais alunos, complicando para Robert as novas combinações então o diabo lhe ensinou que quando os números são muito grandes se escreve o número participante e põe um ponto de exclamação sendo assim: 4 ! = 24.
Robert gostou da idéia, mais os números sempre vão crescendo e mais e mais sendo assim para facilitar o diabo o lembrou de algo já aprendido, os números triangulares. Sendo assim o diabo usou o exemplo de precisar de pessoas para varrer a escola se são 3 á apenas uma possibilidades, mais se 3 não for o suficiente pega-se 4 sendo assim há 8 possibilidades de formar um quarteto, com 10 candidatos é possível formar 45 grupos e assim Robert foi se deliciando com a matemática e o diabo foi embora.
No dia seguinte aula normal e Robert estava satisfeito com si mesmo saber tanto sobre matemática enquanto os seus colegas o invejavam.

Nesta noite aprendemos as mais variáveis formas de combinação, e como isso pode ser divertido, com várias pessoas, também achamos interessante o bum, o que quando na escola era mais complicado de se entender.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR